APRENDIZAGEM E AS IDADES
Com a bagagem de conhecimento adquirida através dos anos na Turminha do Barulho, nossos alunos saem preparados para ingressarem nas melhores escolas de São Paulo.
0 a 1 Ano
Nessa fase da vida, onde a criança se encontra no estágio sensor motor do desenvolvimento. Aqui é onde são desenvolvidos os reflexos, a reação aos estímulos e começa a ser criada uma memória sensorial ligada a atividades físicas e cognitivas.
Nesta etapa do desenvolvimento, o nosso papel é bastante importante e direcionado para esses aprendizados.
Assim, é fundamental que se respeite a rotina de sono e alimentação dos bebês, e que se aplique diferentes atividades e exercícios sensoriais.
1 a 2 anos
Nessa faixa etária, a aprendizagem se dá sobretudo através dos sentidos e o movimento do corpo que são as bases para a construção do conhecimento sobre o mundo. Proporcionamos a eles diariamente atividades e brincadeiras com várias oportunidades para o desenvolvimento corporal, a imaginação, exploração de objetos de diferentes texturas, músicas, observações, entre outras.
Aos poucos as crianças vão se familiarizando com seu corpo, com movimentos que conseguem fazer e capacidade de emitir sons, o que desencadeia na fala e na melhora de habilidades motoras.
As ações realizadas nesta fase constituem a base para todo o desenvolvimento que ocorrerá ao longo da vida.
3 a 4 anos
A linguagem parece como forma de comunicação e como já se sentem mais seguros e independentes, oportunizamos experiências onde terão que resolver pequenas situações-problemas através momentos como as rodas de conversas onde são estimulados a manterem diálogos, expressarem desejos e vontades, argumentarem bem como esperarem a sua vez de falar.
Aperfeiçoam-se cada vez mais em sua habilidade motora fina, com isto aprimoram seus desenhos e já os apresentam com um pouco mais de significado. Iniciam também o interesse pelos números, letras e a escrita do seu nome, mas ainda através de brincadeiras e atividades lúdicas diversas.
5 a 6 anos
Nesse momento, estão aprendendo o valor das amizades e dão muita importância a elas. Querem aproveitar todos os momentos para brincar, inventar jogos e estar perto dos seus amigos.
As experiências nas rodas de conversa promovem a articulação da fala cada vez mais elaborada, com vocabulário mais amplo.
Para aquisição e maior domínio do sistema numérico e letras são executadas atividades desafiadoras como: jogos de tabuleiro, listagens, parlendas, músicas, escrita espontânea, brincadeiras com letras e números móveis, histórias coletivas etc.
A partir disto, levantam várias hipóteses sobre a escrita, se arriscam constantemente a ler.